Notícias SSD

banda ssd

SSD lança videoclipe da música ‘O Meu Silêncio’

Com letras que escancaram a realidade do nosso cotidiano, SSD vem erguendo a bandeira do rock nacional desde 2005

“O Meu Silêncio”, última faixa de “Nova Era”, álbum de estreia do SSD, acaba de ganhar um videoclipe, que contou com direção de Priscilla Rocha. Assim como ocorreu na gravação em estúdio, Teco Martins (Rancore e Sala Espacial) também faz uma participação especial no vídeo, gravado parcialmente na Pista de Voo Livre, na Serra do Lopo, em Extrema (MG). “A música é uma reflexão intimista sobre pensamentos que acabam na gaveta do inconsciente. Como o objetivo dela, além do poema, é transmitir para as pessoas que elas podem alcançar, voar e realizar seus sonhos, usamos também um drone, operado por Pedro Pinto, para fazer algumas imagens de cima e das montanhas”, explicou o vocalista e fundador Renan Ricci, atualmente acompanhado por Caio Maior (guitarra), Bruno Almeida (baixo) e Henrique Polak (bateria). “A parte que traz Teco Martins foi gravada separadamente em Goiânia pela Moment Produções, contando com direção de Victor Souza”, acrescentou.

Para ver o vídeo, clique aqui.

O videoclipe, produzido em parceria com a Geração Y (Marketing Musical), foi mais uma das conquistas da banda, que já tinha levado prêmios em festivais como o ‘Manifesto Rock Fest’. “Este clipe foi um prêmio que ganhamos pela segunda colocação no Stage Festival”, observou o vocalista. “Isto é algo que sempre nos enche de orgulho, pois, apesar da performance ser forte e intensa, a cada show tentamos passar uma mensagem que possa gerar uma transformação no público. Este sempre foi um dos objetivos do nosso Sistema Sob Descontrole”, concluiu Ricci.

 

SSD Lança Primeiro Disco em São Paulo

Por Márcia Campos

SSD 3Com 12 anos de estrada, a banda de groove metal paulistana SSD lança seu primeiro álbum. O álbum Nova Era sintetiza toda a caminhada e marca, de fato, o início de uma nova era para a banda.

Nascida em 2005, como um projeto entre vizinhos e amigos de escola, a banda de Renan Ricci (vocal), Caio Maior (guitarra), Bruno Almeida (baixo) e Henrique Polak (bateria) vem se profissionalizando e ganhando cada vez mais espaço dentro da cena alternativa, marcando presença em inúmeros festivais, como o tradicional Manifesto Rock Fest.

Das 7 faixas escolhidas cuidadosamente para compor o álbum, o destaque vai para a canção que dá nome ao trabalho. “Nova Era” – cujo clipe pode ser visto no canal da banda – versa sobre um tema que vem sendo cada vez mais discutido nos últimos anos: abuso sexual. A canção vai muito além de apenas mais um olhar raso sobre um assunto polêmico, tratando-se de um relato sobre uma situação real vivida pelo vocalista da banda, que proporciona conforto às vítimas e incentiva a denúncia desse crime tão brutal.

O álbum conta, ainda, com a “Retratos da Realidade”, canção que critica duramente a alienação social atenuada pelas novas tecnologias (“Enquanto a vida vem e a vida vai/ Você, alienado, procurando rede wi-fi”), e com a intimista “O Meu Silêncio”, que tem a participação mais que especial de Teco Martins, da banda Rancore.

O álbum na íntegra já está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Soundcloud, Itunes e Google Play Music. Você também pode baixar GRATUITAMENTE clicando aqui.

SSD Lança clipe sobre abuso sexual

Banda SSD

São Paulo, 4 de julho de 2016 – A banda de rock paulistana SSD resolveu levantar a bandeira sobre a importância da denúncia em casos de abuso sexual infantil. Nesta segunda-feira, o grupo musical formado por Renan Ricci, Caio Maior, Gustavo Manente e Henrique Polak lançou o clipe da música “Nova Era”, que conta a história de uma garota violentada na infância e adolescência que supera o trauma graças ao seu amor pelo ballet.  A referência à dança “O lago  dos cisnes”, com alusão ao Cisne Negro e Cisne Branco, evidencia o pesadelo e a superação vividos pela personagem da atriz Jack Martins.

A música escolhida para ser trilha desse drama é na verdade um relato autoral de Renan Ricci, vocalista da SSD, que após muitos anos resolveu levar a público o episódio de abuso sexual sofrido durante a infância.

“Acredito que apenas compartilhando e denunciando para o mundo inteiro vamos conseguir vencer esses monstros que vivem escondidos em nossa sociedade”, desafaba. “Espero que de alguma forma nosso clipe e música ajudem outras crianças a não passarem por aquilo que passei”, completa Renan Ricci.

Segundo a banda, o objetivo do vídeo é levantar a discussão sobre esse assunto quase nunca abordado pela mídia, mostrando cenas comuns do cotidiano – acontecidas em casa, com colegas do trabalho e amigos próximos – mas que pela dificuldade da tratativa acabam não sendo divulgadas e levadas para as autoridades.


“O assunto é difícil, mas o silêncio pode fazer que o crime aconteça durante longos períodos, às vezes anos, em uma situação de clara impunidade contra o agressor”, finaliza Renan.

Segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 22% das vítimas de abuso infantil são crianças com até um ano de idade e 77% com até nove anos de idade.O número pode ser ainda maior, pois a pesquisa só leva em consideração casos resistrados com boletim de ocorrência, uma estimativa de 35% do número total de incidentes.

Gravado em São Paulo durante os meses de maio e junho, o clipe “Nova Era” contou com o apoio dos atores da Cia. de Teatro Encena e teve roteiro de ThalmaBertozzi, gravação e edição de Pedro Cortopassie direção de Vagner Pereira.

Sobre a SSD: Formada em 2005 com o objetivo de levantar a bandeira do rock nacional, a banda paulistana SSD mescla som pesado com músicas calmas sempre passando uma mensagem de transformação para o público. Renovando-se ao longo dos anos e compartilhando sua música sem perder a identidade, a SSD chega a 2016 com o EP “Nova Era”, que contém seis faixas, entre elas algumas músicas regravadas da primeira demo do grupo gravada no ano de 2012.

 

Confira o clipe Nova Era.